Fonte: Gazeta do Povo
02/08/2013 | 00:15 Fabio Luporini/JL
Não poderia haver cenário melhor para uma apresentação da banda Terra Celta do que um ambiente que faz homenagem à cultura irlandesa e da Grã Bretanha. Figurino e histórias permeiam as músicas autorais do grupo londrinense, que em setembro desembarca no Rock in Rio, a convite da organização do evento. As apresentações serão entre os dias 13 e 15. O contrato dos shows foi assinado na semana passada.
“O Rock in Rio é uma marca bacana para ter no currículo de qualquer banda”, avalia o violinista Élcio de Oliveira Filho, que toca ainda gaita de fole e nyckelharpa. Desde o ano passado o grupo tem trabalhado para se apresentar em algum dos mais variados palcos do festival.
“Nossa produtora Suzana mandou o material para a produção. Ficamos sem esperanças até a metade do primeiro semestre, quando o produtor de lá viu a acabou chamando a gente”, conta Élcio.
Embarcam, junto com ele, os músicos Alexandre Garcia (acordeom), Edgar Nakandakari (banjo, mandolin, tin whistle, clarinete, gaita de fole e hurdy gurby), Luiz Fernando Sardo (bateria e percussão), Eduardo Brancalion (guitarra, violão e bouzouki) e Bruno Guimarães (baixo).
As apresentações serão no Rock Street, uma espécie de rua com muitos bares, pubs e um palco. “Não é o palco principal, é terciário. Nesse espaço, sempre tem uma homenagem e agora será para a Grã-Bretanha e a Irlanda”, diz.
Contexto ideal para a banda. “O produtor falou pra gente quebrar tudo, subir em cima das cadeiras e fazer um auê”, revela Élcio Oliveira. O grupo promete mostrar o próprio estilo nos palcos do Rio de Janeiro, estado onde tocam pela primeira vez.
“A gente já é uma novidade ambulante. Como nossos figurinos e histórias, as pessoas que assistem pela primeira vez ficam assustadas”, brinca.
No início, o repertório trazia apenas música tradicional irlandesa. Mas as pesquisas acabaram incorporando influências da Escócia e da França. A música é animada e alegre.
Além de tocar os três dias com Terra Celta, Élcio vai integrar uma banda, a Sensessional, formada especificamente para tocar no palco em homenagem à Grã-Bretanha e Irlanda. “Vou uns dias antes para poder ensaiar com o pessoal da Sensessional”, afirma. Por enquanto, o pessoal da Terra Celta vai tocar em Londrina, sexta à noite, no Da Silva.
Serviço
Terra Celta – Show nesta sexta, às 22h, no Da Silva (R. Prof. João Cândido, 868). Fone: 3028-4453.
Nenhum comentário:
Postar um comentário